quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Venda de material de construção segue em expansão

O varejo dos materiais de construção cresceu 6% entre os meses de janeiro e setembro deste ano. É o que indica a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Em setembro, o setor cresceu 1,5% comparado com agosto. E comparado ao mesmo período do ano passado, a variação foi de 2,5%. A expectativa da associação é que este ano tenha um desempenho 6% maior que o verificado em 2010.
“Estamos vindo de uma série de crescimento histórico. Garantir esse desempenho, sobretudo em uma época de piora dos mercados internacionais, é muito importante para a manutenção do nível de empregos no setor”, indicou Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
Das dez categorias avaliadas, cimento, cerâmica, tubos de PVC e interruptores, plugues e tomadas ficaram estáveis. Já telhas e caixas de fibrocimento tiveram um crescimento de 6%, sendo o destaque do setor. Argamassa verificou aumento de 3,6% nas vendas, seguido de metais (3,3%), tintas (3,1%, cal (2,4% e aço (1%).
Para outubro, as expectativas são otimistas. Para 67% dos comerciantes entrevistados pelo estudo, outubro deve seguir a tendência de crescimento. Cláudio Conz aponta como fatores que devem impulsionar o bom desempenho a chegada do final do ano e redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A Anamaco aponta que, no ano passado, o setor teve um desempenho 10,6% superior a 2009, fechando o ano com faturamento recorde de R$ 49,80 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário