A declaração da Grécia de que não cumprirá sua meta fiscal neste ano repercutiu maç nos mercados financeiros nesta semana e elevou as preucupações sobre um novo pacote de empréstimos para o país.
O anúncio de Atenas fortaleceu o fantasma do default e será tema das discussões entre ministros de finanças da zona do euro em Luxemburgo nesta semana, que reúnem-se para debater os próximos passos na resolução da crise da dívida da região.
O esboço do orçamento enviado ao parlamento grego mostrou que o deficit deste ano deve ser de 8,5% do PIB, acima da meta de 7,6% acordada no pacote concedido pela UE e o FMI.
O ministro grego de Finanças, Evangelos Venizelos, disse em comunicado que as metas fiscais de 2010 serão alcançadas em termos absolutos.
A previsão do orçamento, no entanto, é de que o deficit do ano que vem de ser de 6,8%, acima os 6,5% acordados, porque a economia deve retrair 2,5%. após que de 5,5% em 2011.
" O grande problema orçamentário da Grécia é a profunda e mútipla crise na zona do euro, e a inexistência de efetivas e suficientes instituições do governo econômico mundial ".
Tiago Marcelino F.Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário