O anúncio do calote negociado da Grécia acalmou o mercado financeiro, mas nesta sexta-feira o presidente da França, Nicolas Sarkozy, surpreedeu ao fazer uma declaração bastante sincera. Ele disse que aceitar a Grécia na zona do euro foi um erro.
No dia seguinte ao acordo europeu, o presidente da França, prestou contas ao seu país. Ao falar à nação francesa, afirmou que aceitar a Grécia na zona do euro, em 2001, foi um erro. Para ele, a Grécia apresentou números falsos e não estava preparada para entrar na comunidade.
O presidente da França declarou que o bloco salvou a Grécia para salvar a Itália. "Se a Grécia tivesse sucumbido à crise, o mesmo aconteceria com a Itália, e então seria o fim da Europa", disse Sarkozy.
O mercado europeu começou mais um dia em alta. As bolsas americanas fecharam positivas depois do acordo europeu. As asiáticas também voltaram a fechar com altas expressivas. O presidente dos EUA, Barack Obama, deu entrevista dizendo que o anúncio acalmou os mercados mundiais.
Klaus Regling, chefe do fundo de resgate europeu, já está na China. Ele espera que o governo chinês continue a comprar títulos europeus, mas afirmou que um acordo não será anunciado durante a visita dele.
Tiago Marcelino F.Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário