Se há um setor que não sabe o que é crise é o de montadoras de caminhões no Brasil. Esse mercado cresce a um ritmo de 15% ao ano. Por causa disso, tem até fila de montadoras estrangeiras querendo se instalar no país.
Com a Europa e os EUA em crise, as vendas dos grandalhões estão caindo. Está todo mundo de olhos arregalados nos caminhões, e os fabricantes não tiram os olhos dos brasileiros. Tanto que estão exibindo o que tem de melhor.
Em dois anos, o numero de montadoras vendendo caminhões no país saltou de 5 para 13 e até 2015, deve chegar a 20. Estamos importando mais pesos-pesados, principalmente da Europa, mas estamos exportando em um ritmo maior. Chile, Argentina, Peru e países da África garantiram crescimento de 26% nas vendas externas em 2011.
"Nós temos Europa e EUA como dois grandes mercados que estão estagnados e não tem condição de crescimento. Nós temos China e Brasil, que são outros dois grandes mercados e estão crescendo. Então, entre fazer um fábrica na Europa ou uma nos EUA, acho que o Brasil acaba sendo uma opção mais lógica", afirmou o diretor da Schacamn.
Três chinesas e uma americana aproveitaram essa feira para anunciar que querem se instalar no Brasil. Antes vão negociar incentivos fiscais e um prazo maior para cumprir as regras de nacionalização de componentes e não ter de pagar o novo IPI de 30%.
Tiago Marcelino F.Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário