quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Importação de frutas no Brasil

Apesar de ocupar a terceira posição no ranking mundial de produtores de frutas, o Brasil importou mais de 320 mil toneladas do produto entre janeiro e agosto deste ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Esse número é maior que o registrado no mesmo período de 2010, quando foram importadas 223 mil toneladas.
Outro fator que influencia as importações é o aumento da renda da população brasileira. " Com maior poder de compra, mais pessoas consomen frutas e essa demanda precisa ser suprida".
Outra grande adversidade que os produtores de frutas enfrentam é o câmbio. Com o rela sobrevalorizado com relação ao dólar, as frutas importadas chegam ao Brasil com valor mais em conta para o consumidor e as exportações brasileiras ficam mais caras no mercado internacional. " A gente perde um pouco de competitividade por conta de sse desequilívrio monetário" , afirma Abel Rebouças de São José, presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura.
A crise econômica que atinge países da Europa e também os Estados Unidos é, também, um empecilho para os exportadores brasileiros de frutas, de acordo com o presidente da SBF. " A instabilidade econômica em alguns países desanima a população a consumir frutas e verduras que podem ser substituidas pu simplesmente deixadas de ser consumidas", a tendência hoje é o mundo reduzir as compras internacionais se a crise não se estabilizar logo.
Este ano, a tendência é que o exportador destine mais de 50% da safra para o mercado interno. Isso é bom para o consumidor brasileiro, que vai comprar frutas por um valor mais baixo.

Publicado por Tiago Marcelino F.Nascimento  - Turma : 1NA- Comex

Nenhum comentário:

Postar um comentário