sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Consulado Honorário da Áustria em Recife

A Embaixada da Áustria conta, a partir de hoje, com um cônsul honorário no Recife. Além de expedir visto para quem vai trabalhar ou estudar no país europeu, o médico Francisco Assis Ferreira pretende apoiar eventos culturais e prestar serviços cartoriais a empresas brasileiras que planejam abrir filial em Viena ou em outra cidade austríaca.
Essa é a décima representação do país no Brasil. No Nordeste, Salvador e Fortaleza já têm um cônsul honorário da Áustria. O escritório consular funcionará na clínica de endocrinologia de Francisco Assis, na Avenida Agamenon Magalhães, 2790, em Santo Amaro. Os telefones são 3231-3938 e 3423-0911.
O embaixador da Áustria, Hans-Peter Glanzer, que participou ontem da posse do cônsul honorário, destacou a importância da representação nos Estados. “O Brasil é um País grande, por isso é difícil concentrar todas as atividades em Brasília”, justificou .
Para o cônsul comercial da Áustria, Ingomar Lochschmidt, não há estatísticas precisas sobre a colônia austríaca no Brasil. “Em São Paulo, estima-se em torno de 4.300 pessoas. No Nordeste, acredito que haja pouco mais de 100”, calcula.
Ingomar considera Pernambuco e Áustria como lugares irmãos. “Têm o mesmo tamanho, o território no mapa é semelhante e as capitais contam com quase a mesma população”, compara. O cônsul lembra que o Estado abriga a fábrica de garrafas PET Brasalpa, a indústria de vitrines de refrigeração AHT e a Doka, que produz formas metálicas para a construção civil, todas empresas austríacas.
Uma das atribuições do cônsul honorário, que não fala alemão, apenas inglês, mas já esteve diversas vezes na Áustria, será ajudar com os documentos empresas brasileiras que tenham intenção de expandir seus negócios por lá.
“Muitos austríacos falam inglês. Na hora que o cônsul tiver que prestar ajuda a alguém – afinal o consulado muitas vezes funciona como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) dos austríacos fora de seu país –, isso já é suficiente. Assim, creio que não haverá problemas de comunicação”, prevê Ingomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário