O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, participa nesta quarta-feira, em Nova Délhi, Índia, da 2ª. Reunião dos Ministros do Comércio dos BRICS (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Na pauta do encontro, estão discussões sobre o aumento da conectividade financeira para o aumento do comércio e investimento entre os cinco países, seu papel na garantia da segurança alimentar global, a importância da tecnologia da informação e inovação na melhoria dos negócios e a cooperação para a segurança energética. O ministro integra a comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff, que deixou o Brasil na noite de ontem.
Na última sexta-feira (23/3), Pimentel disse que o governo brasileiro “estuda com simpatia” a proposta de criação de um banco de desenvolvimento do bloco. “Poderemos avançar nessa proposta (de criação do banco) durante esta reunião”, afirmou, em entrevista a correspondentes estrangeiros.
O ministro também fará parte da delegação que acompanhará a presidenta Dilma Rousseff na Reunião Plenária da Cúpula dos BRICS, o encontro dos chefes de Estado e de Governo dos cinco países, no dia 29 de março. Na sexta-feira, 30 de março, Pimentel será um dos oradores na cerimônia de abertura do seminário empresarial Brasil-Índia, cujo tema é “Uma nova fronteira para Oportunidades de Negócios”. O seminário será encerrado pela presidenta da República. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para o próximo domingo.
Fonte: MDIC
Enviado por Jaqueline Santos. Aluna Comex 2NA
Nenhum comentário:
Postar um comentário