A Usiminas Mecânica anunciou o investimento de R$ 138 milhões na construção de uma fábrica de panelização automatizada em Suape. Com capacidade para produzir 65 mil toneladas por ano de painéis para a indústria naval, a empresa deve atender às demandas dos estaleiros localizados em Suape, que já tem o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) em operação e deve receber mais três indústrias desse tipo – Promar, Galictico e Construcap. A previsão é que a fábrica entre em operação no final de 2012. Durante a implantação, a previsão é que sejam geradas 400 vagas.
A unidade terá uma linha automatizada para a produção de panéis enrijecidos de até 18 metros de comprimento que devem ser utilizados no estaleiros de Suape, que já vinham demonstrando interesse em receber os componentes já prontos, como informou a Usiminas em comunicado. Com os painéis, a empresa amplia sua linha de produtos para indústria naval e se apresenta como opção de entrada no negócio de montagem de blocos para grandes embarcações.
Os estaleiros são os principais consumidores dos painéis e hoje há forte demanda interna por navios e plataformas, o que aquece o mercado de componentes dos cascos de embarcações. Com a instalação da fábrica, a indústria naval no Estado deve ampliar sua capacidade de produção e de core business, que é a montagem das embarcações.
Em comunicado, o diretor executivo da Usiminas Mecânica, Guilherme Muylaert, destaca a vantagem de logística com a produção dos painéis em Suape. “Hoje, a Legislação brasileira exige que as embarcações licitadas sejam compostas por 65% de conteúdo local. A Usiminas Mecânica está ampliando sua participação no mercado naval, oferecendo ao mercado um produto de alta qualidade com vantagem logística.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário