quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lagarde afirma que conquistas dos países pobres estão ameaçadas

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou nesta quarta-feira, doi dias antes do início do encontro anual do fundo e do Banco Mundial em Washington, que os países pobres estão em uma situação complexa. Ela reconheceu os ganhos nestas nações na última década, como a diminuição da inflação, o aumento das reservas internacionais, a redução dos déficits e da dívida pública. Contudo, chamou a atenção para o fato de os preços cada vez mais altos das commodities terem imposto dificuldades aos países pobres. " Neste ano, vimos uma nova onda de valorização nos preços das commodities que pode ter lançado 44 milhões de pessoas para a pobreza".
Ela acrescentou que os riscos de uma nova crise econômica global aumentaram significativamente, ao mesmo em que a capacidade de absorção de novos choques por parte dos países mais pobres encontra-se em reconstrução. " Os países pobres alcançaram conquistas extraordinárias nos últimos anos. Mas hoje, esses ganhos estão ameaçados".
A chefe do FMI apontou que há três prioridades: construir um colção de segurança durante os tempos de crescimento; fortalecer as redes de segurança social, para que, em tempos dificeis, o apoio chegue mais rápido aos mais vilneráveis; e mudanças estruturais para aumentar a resistência de longo prazo dos países.

Enviado por Tiago Marcelino - 1NA - ComEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário