terça-feira, 6 de setembro de 2011

Indústria Alavanca PIB Pernambucano

A Indústria, que também inclui a Construção Civil, foi um dos principais responsáveis pelo crescimento de 5,6% do PIB pernambucano no primeiro semestre deste ano, divulgado nesta terça-feira (6) pela Agência Condepe/Fidem. O setor obteve a maior variação no último semestre (8,3%), resultado alavancado pela Construção Civil, que mantém uma média de crescimento anual na casa dos 20%. O setor de Serviços apresentou crescimento de 5,7% no mesmo período, enquanto o setor Agropecuário caiu 6,5%.
O diretor-presidente da Agência Condepe/Fidem, Antônio Alexandre, destaca que o setor de Construção Civil deve continuar crescendo na faixa dos 20% nos próximos anos. “Pelo menos até 2017 temos expectativa de crescimento do setor nessa faixa. Vivemos um momento em que, a cada novo empreendimento que é concluído, um novo já está começando. Sabemos que é um processo que depois será substituído pela operação dos empreendimentos.”
Como reflexo do consumo decorrente dos níveis de emprego e aumento de rendimentos, o setor de Serviços cresceu 5,7%. O único setor com desempenho negativo foi o Agropecuário, que caiu 6,5% no último semestre comparado com o mesmo período do ano anterior. A explicação da queda deve-se à queda da produtividade nas lavouras da cana-de-açúcar e de banana, que deve ser recuperada no próximo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário